Conselho Digital avança em agendas com o Executivo no mês de maio

A equipe do Conselho Digital tem se dedicado cada vez mais em criar canais de comunicação e colaborar com os três poderes e sociedade. No mês de maio, o Conselho teve um avanço significativo na aproximação com os órgãos da Administração Pública, direta e indireta, concluindo agendas de reuniões importantes ao ecossistema digital.

Entre os encontros, ressaltam-se duas reuniões na Secretaria de Políticas Digitais, com o Secretário João Brant e com a Diretora de Promoção da Liberdade de Expressão, Samara Castro. Nas ocasiões, foi falado sobre a contribuição com políticas públicas de regulamentação que impactam o ecossistema dos aplicativos de internet. 

Outra agenda importante ocorreu na Subsecretaria de Acompanhamento Econômico e Regulação, quando a entidade se reuniu com a Subsecretária Ana Patrizia Ribeiro. Na pauta, a contribuição com políticas públicas relacionadas ao ambiente concorrencial nos espaços digitais.

Ainda em maio, a Associação se encontrou com o Secretário Regis Dudena, da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), para tratar da regulamentação da lei de bets. Na Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Conselho conversou com a Diretora Miriam Wimmer e trataram da pauta de proteção de dados pessoais, além de diversos projetos de lei que impactam a LGPD sem alterá-la. Outro destaque foi a reunião no Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), onde conversaram com o secretário-executivo, Andrey Corrêa, para falar da possível contribuição do Conselho Digital no Marco Regulatório do Combate à Pirataria. 

Por fim, a head de relações institucionais Roberta Jacarandá representou o Conselho Digital na reunião aberta do Grupo de Trabalho para contribuir com a elaboração de Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes. Na ocasião, Jacarandá apresentou o estudo do Conselho Digital, recém lançado, “Muito Além do Tempo de Tela”.

Um dos compromissos do Conselho Digital é construir uma relação transparente e colaborativa com a sociedade e governo. Preocupados com o ecossistema dos aplicativos de internet e toda a diversidade dos seus modelos de negócios, a entidade acredita que é preciso diálogo horizontal e direto para ter avanços para a indústria e sociedade.