Uber e Ministério das Mulheres promovem campanha para combater a violência contra as mulheres

A Uber e o Ministério das Mulheres anunciaram campanha para promover a conscientização sobre a violência contra as mulheres e divulgar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Este serviço, público e gratuito, oferece orientações sobre os direitos das mulheres e os serviços disponíveis para aquelas em situação de violência em todo o território nacional, além de analisar e encaminhar denúncias para os órgãos competentes.

Durante o mês de março, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, tanto usuários quanto motoristas parceiros da Uber receberão informações regulares sobre o serviço Ligue 180 e suas funcionalidades. Além do número de telefone 180, o serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.

A gerente de Políticas Públicas da Uber, Gabriela Silveira, ressaltou a importância de unir esforços para promover uma cultura de segurança e respeito, enfatizando a prioridade da empresa no combate à violência contra as mulheres. “Para a Uber faz todo sentido unir esforços em torno de iniciativas como essa que buscam fomentar uma cultura de segurança e respeito em nossa sociedade. O combate à violência contra a mulher é uma agenda prioritária para nós e estamos sempre em diálogo com especialistas, organizações do terceiro setor e autoridades para construir um futuro mais seguro para as mulheres brasileiras”, defendeu.

Em 2023, a Central de Atendimento à Mulher experimentou uma reestruturação e uma ampla divulgação em campanhas de utilidade pública, resultando em um aumento de 23% no volume de denúncias recebidas, totalizando 568,6 mil telefonemas, equivalente a 1.558 ligações diárias. A maioria das chamadas originou-se da Região Sudeste, seguida pelo Nordeste, enquanto as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul também registraram significativa procura pelo serviço.

A parceria também apoia a pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que evidenciou um aumento nas formas de violência contra a mulher em 2022.

Além disso, foi lançado o Painel Ligue 180, uma ferramenta interativa que permite à população e aos gestores acessar informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres, incluindo mais de 2.5 mil pontos de atenção distribuídos pelo país. O painel está disponível no link gov.br/mulheres/ligue180, facilitando o acesso a serviços especializados de suporte e atendimento às mulheres em situação de violência.

Com informações do Ministério das Mulheres.