Investimento em publicidade digital sobe 8% em 2024 e 60% desde 2020

O investimento em publicidade digital no Brasil teve um crescimento de 8% entre 2024 e 2023, com um aumento de 60% desde 2020. Os dados foram divulgados na pesquisa Digital AdSpend 2025, da Iab Brasil e da Kantar Ibope Media. No ano passado, o crescimento superou a inflação e recebeu cerca de R$ 37,9 bilhões em investimento das marcas. 

Segundo o estudo, 9 setores econômicos investiram nos canais digitais 50% ou mais de sua compra total de mídia. Como exemplo, o setor de Eletros e Informática, que dedicou aos canais digitais 76% do seu investimento publicitário. Em seguida, vem o setor de vestuários (71%); Educação (62%); Escritório (59%); Agropecuária (58%); Viagem e Turismo (57%); Pet (55%); Comércio (50%); e Serviços (50%). 

Publicidade no VOD 

Entre os consumidores de VOD, 53% disseram ser favoráveis a anúncios em plataformas de streaming, enquanto 34% alegaram que mudariam o serviço de streaming que pagam por um valor mais baixo, em troca da publicidade. Comparando assinantes de VOD com e sem publicidade, aqueles com publicidade são: 17% propensos a notar os produtos e marcas que aparecem em programas e filmes na TV; e 14% propensos a procurar pelos produtos anunciados. 

E-commerce e Inteligência Artificial 

A pesquisa também mostra que mais de 60% dos consumidores declaram que comprar online facilita sua rotina, com um total de 65%. 61% dos entrevistados afirmaram que ficam mais atentos aos anúncios de sites que confiam, enquanto 56% preferem receber publicidade relacionada ao conteúdo dos sites que visitam. 

Sobre o índice de confiança nas recentes revoluções trazidas pela Inteligência Artificial (IA), 48,9% dos entrevistados entre 12 a 19 consideram que as opções de IA são fontes de informações confiáveis. 44,4% do público de 25 a 34 anos se enquadra na categoria, e 43,8% dos entrevistados da faixa de 20 a 24 responderam à pergunta. As demais respostas foram: 35 a 44 (41,4%); 45 a 54 (41%); 55 a 64 (37,1%); e 65 a 75 (30,5%). 

Veja a pesquisa completa: