Brasil está entre os países que mais utilizaram Inteligência Artificial generativa em 2024 

Uma pesquisa realizada pela Ipsos e Google mostrou que o Brasil está entre os países que mais fizeram uso da Inteligência Artificial (IA) generativa em 2024. Enquanto 54% dos brasileiros utilizaram a IA generativa, a média global ficou em 48%. 

O estudo foi realizado com 21 mil pessoas em 21 países. De acordo com a pesquisa “Nossa vida com IA: da inovação à aplicação”, para 65% brasileiros, há um otimismo em relação ao uso dessa tecnologia, por contribuir com diferentes áreas. Para o resto do mundo, o otimismo fica em 57%. 

Cerca de 60% dos brasileiros entendem que a Inteligência Artificial pode gerar uma maior expectativa de ganhos, prevendo aumento no número de empregos. O pensamento é compartilhado por 49% dos entrevistados de outros países. O número de brasileiros que acreditam em boas mudanças no mercado de trabalho geradas pela IA cresceu de 62% para 68% no período de um ano. 

A pesquisa também mostra que os brasileiros entendem que a Inteligência Artificial pode contribuir com diversos setores, como: ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Os entrevistados do Brasil também acreditam que a IA pode facilitar o cotidiano, com destaque para: busca por informações online (81%), assistência pessoal (76%) e apoio aos estudos (74%). 

Ainda, os brasileiros também acreditam que a IA é uma importante ferramentas como assistente de escrita (85%) e tradutor (89%). Além disso, três a cada quatro brasileiros (78%) utilizam Inteligência Artificial no trabalho. 

Com informações da Agência Brasil.