Empresas de tecnologia associadas ao Conselho Digital se mobilizam para ajudar as vítimas dos estragos causados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. A Meta, Hotmart, X, Mercado Pago, Amazon, Tik Tok, Google, Uber e 99 estão entre as grandes que desenvolveram ações e fizeram doações na tentativa de auxiliar as famílias e recuperar os danos consequentes do desastre ocorrido no Sul do Brasil.
A Meta, por exemplo, estabeleceu uma parceria com o Estado local para fixar mensagens oficiais e relevantes para a população das regiões afetadas na central, no Facebook, sobre situações de emergência. Além disso, possibilitou o uso dos Canais oficiais de governo no WhatsApp para ter acesso a informações oficiais e atualizadas.
Ainda no WhatsApp, as vítimas podem conversar diretamente com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul enviando uma mensagem para o número +55 51 8401-2527 pedindo resgate, alimentação e outros tipos de apoio.
“Nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil”, disse a Meta em comunicado feito pelo site. “As pessoas nas áreas afetadas contam com os nossos serviços para se conectar com os seus entes queridos, seja para buscar ajuda ou oferecer apoio”, afirma a empresa, ao divulgar o recurso de Check-in de Segurança, que está ativado desde 30 de abril, e que permite que as vítimas sinalizem pelo Facebook se estão sob segurança.
A empresa também está doando recursos financeiros para as operações de socorro e resgate, e disponibilizando créditos ao governo estadual para anúncios no Facebook e no Instagram, a fim de ampliar o alcance das comunicações oficiais sobre a crise no Estado. Na iniciativa “Data for Good”, o objetivo é dar suporte ao trabalho acadêmico e de organizações sem fins lucrativos na análise de informações sobre mobilidade, população e também cobertura de internet.
Além disso, uma onda de Fake News têm atrapalhado os voluntários que tentam auxiliar as vítimas nas regiões atingidas, além da disseminação de conteúdo desinformativo sobre as enchentes e o desastre. A equipe de checagem de fatos da Meta está desmentindo ativamente a desinformação, incluindo, mas não se limitando a: informações falsas relacionadas ao impacto das enchentes e sobre ações de resposta aos desastres. Também foi criado um Grupo de Trabalho para reforçar a remoção de conteúdos que violem as políticas da Meta, como contas engajadas em comportamento fraudulento e inautêntico.
A Hotmart também está entre as empresas mobilizadas para ajudar na recuperação das vítimas e das regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A CUFA (Central Única das Favelas), parceira no Hotmart One, está na linha de frente da missão humanitária, fornecendo assistência emergencial para aqueles que foram afetados. Para os colaboradores, foi criada uma página e um check out dedicados para viabilizar doações para a campanha da CUFA SOS Chuvas Rio Grande do Sul. As doações dos colaboradores da Hotmart Company valem o dobro: ou seja, a cada doação feita por um colaborador, a Hotmart Company vai dobrar o valor da doação feita pela pessoa.
Os clientes também podem fazer doações. Doações para a campanha SOS Chuvas Rio Grande do Sul podem ser feitas por meio do Hotmart One. Para isso, o cliente deve aceitar doar para o Hotmart One e selecionar a CUFA como instituição apoiada.
O grupo proprietário da plataforma X doou mil antenas da Starlink, provedora de internet por satélite. As antenas chegaram neste sábado (11) na base aérea de Canoas e serão transportadas ao Centro Administrativo de Contingência. O objetivo é que os equipamentos ajudem a restabelecer a conexão nas unidades de saúde, escolas, Defesa Civil, Segurança Pública, e em todos os serviços públicos essenciais enquanto perdurar o período de calamidade na região. Segundo Musk, o acesso à internet será gratuito “até que a região se recupere”. “Desejo o melhor para o povo do Brasil”, disse ele, em sua página no X.
Já o Mercado Livre, o grupo anunciou a doação de R$1 milhão para o apoio às vítimas, em parceria com a ONG Ação da Cidadania, que atua no local. Os recursos foram destinados à compra de kits de artigos de uso emergencial – como colchões, cobertores, água potável, alimentos de cesta básica, artigos de cama-mesa-banho e higiene pessoal – que serão entregues pela Ação da Cidadania em colaboração com a Força Aérea Brasileira.
Os usuários do Mercado Pago também podem colaborar, a partir de R$ 5, por meio do Botão Doar, uma funcionalidade permanente dentro do aplicativo do banco digital. Assim como a Ação da Cidadania, que recebe os recursos desta campanha emergencial, todas as instituições cadastradas no botão fazem parte do Programa Mercado Livre Solidário, iniciativa que oferece acesso a ferramentas e conteúdos sobre inclusão e mobilização digital para mais de 3.900 organizações na América Latina.
“Sempre em busca de colocar nosso ecossistema e alcance a serviço das nossas comunidades, convocamos também nossos usuários e parceiros a prestar solidariedade às vítimas e desabrigados pelas chuvas. Estamos também acompanhando os impactos das chuvas na vida de nossos colaboradores e seus familiares e também em nossas operações na região, que estão temporariamente suspensas”, diz Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre.
A Amazon Brasil, junto com sua equipe global de suporte a desastres, mobiliza recursos significativos para auxiliar as populações afetadas por desastres naturais.
Recentemente, em resposta às enchentes, a Amazon doou filtros de água capazes de purificar 20 mil litros por dia cada, enviou 5 mil kits de alimentos e itens de higiene e realizou doações para a Ação da Cidadania e outras organizações, impactando milhares de famílias. Além disso, a empresa está trabalhando em conjunto com a Help.NGO e outras instituições para usar tecnologia e geoprocessamento na resposta aos desastres, ajudando a localizar pessoas desaparecidas e avaliar danos. Internamente, a Amazon também fomenta uma campanha de doações com seus funcionários e organiza o transporte de itens coletados em São Paulo para as regiões afetadas.
“Em um estado de urgência como o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, sabemos que as primeiras horas e dias são críticos para que as comunidades possam se recuperar e, por isso, ativamos rapidamente nosso programa de suporte a desastres, para atender às necessidades das pessoas afetadas na região”, afirma Daniel Mazini, Country Manager da Amazon Brasil.
No TikTok, a plataforma anunciou uma série de ações solidárias para apoiar as vítimas. Uma contribuição de 5 milhões de reais será dividida igualmente entre a Cruz Vermelha Brasileira e a Central Única das Favelas, para auxiliar nos esforços de socorro. Além disso, haverá uma contribuição adicional destinada aos ganhadores do concurso “TikTok Empreende” do estado, apoiando micro e pequenos empreendedores locais. A plataforma também desenvolveu uma página no aplicativo para oferecer informações confiáveis sobre a situação e facilitar o acesso a formas de doação. Adicionalmente, a empresa dobrará as doações feitas por seus funcionários.
“Estamos profundamente entristecidos pelas inundações devastadoras no Rio Grande do Sul, que colocaram o estado em situação de calamidade, com dezenas de mortos e mais de um milhão de pessoas impactadas. Como plataforma movida pela nossa comunidade, acreditamos que é nossa responsabilidade apoiar as pessoas durante tempos tão difíceis”, disse, a empresa, em sua página.
O Google também anunciou uma série de iniciativas para apoiar os afetados. Através do Google.org, será doado cerca de R$ 1,2 milhão para o Center for Disaster Philanthropy (CDP) que ajudará nas operações de socorro. Além disso, a empresa disponibilizou anúncios gratuitos para que a CDP possa alcançar mais pessoas através das plataformas do Google.
Para auxiliar na resposta rápida e eficaz, o Google ativou alertas na Busca e no Google Maps, fornecendo informações atualizadas e acessos a dados de entidades como Defesa Civil e INPE. Em colaboração com o Serviço Geológico Brasileiro, o Google utiliza Inteligência Artificial para prever inundações de rios, possibilitando uma melhor preparação e resposta a emergências.
O Google Maps e o Waze foram atualizados para mostrar áreas impactadas, interdições de trânsito e pontos de abrigo, enquanto o YouTube lançou uma campanha para fornecer informações oficiais e apoiar criadores de conteúdo a combater a desinformação. A iniciativa também inclui lives de influencers e celebridades para arrecadar fundos e conscientizar sobre a situação, destacando o compromisso do Google em usar sua tecnologia e plataformas para apoiar a população e as autoridades durante esta crise.
“Estamos acompanhando a situação e oferecendo apoio de diferentes formas, pois sabemos o quanto é importante que todos apoiem a população do Rio Grande do Sul em um momento tão difícil quanto esse”, disse o Google, em seu site, sobre os desastres no Rio Grande do Sul.
A Uber também está se mobilizando em apoio às vítimas. A empresa está oferecendo viagens de Uber Flash gratuitas aos usuários que fizerem doações aos postos de coleta em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre. Basta digitar o código promocional de cada cidade, que são: Goiânia: SOSRSCUFAGO; Rio de Janeiro: SOSRSCUFARJ; São Paulo: SOSRSCUFASP; Porto Alegre: SOSRSPOA. Além disso, a Uber está promovendo doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Os recursos serão destinados ao suporte humanitário e reconstrução das áreas afetadas, geridos por um Comitê Gestor liderado pelo governo estadual.
Há ainda a doação direta de recursos financeiros à Central Única das Favelas (CUFA), que está fornecendo mantimentos, água, roupas e ração animal às vítimas, utilizando caminhões, barcos e aviões.
A 99 também está entre as associadas que estão se mobilizando em apoio às vítimas dos desastres no Rio Grande do Sul. A empresa está dando gratuidade e desconto ao Hemocentro e Porto Alegre para doadores de sangue, além da gratuidade/desconto para entrega de doações aos centros da Defesa Civil de Porto Alegre. Há também a doação de corridas aos voluntários para deslocamento aos locais de voluntariado.
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