A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou, nesta terça-feira (9/4), uma tomada de subsídios com o objetivo de coletar insumos e percepções da sociedade sobre o papel da conectividade como plataforma habilitadora para o desenvolvimento de tecnologias emergentes, com ênfase na Inteligência Artificial (IA). A iniciativa é parte do Plano Estratégico da Agência para o período de 2023 a 2027.
O público pode enviar suas contribuições até o dia 9 de junho por meio do Sistema Participa, onde também está disponível o relatório da Anatel sobre o assunto.
A abertura da consulta foi anunciada pelo superintendente executivo Abraão Balbino durante o evento “Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva”, realizado na sede da Anatel em Brasília.
O evento também foi marcado pela assinatura de um acordo de cooperação sobre conectividade significativa e inteligência artificial entre a Anatel, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento está disponível no canal da Anatel no YouTube.