Investimento em publicidade no Brasil tem aumento de 12,17% em 2024; internet é o segundo meio mais procurado, faturando R$ 10,46 bilhões no ano

Uma pesquisa realizada pelo Cenp (Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário) mostrou que os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram R$ 26,3 bilhões em 2024, com um aumento de 12,17% em relação ao ano anterior. O estudo identificou que a internet é o segundo maior meio de investimento em publicidade, perdendo apenas para a Televisão. No ano passado, foram faturados R$ 10,46 bilhões em publicidade na internet, totalizando 39,8% do total do mercado. 

Dentro do segmento, a Internet Display e Outros teve maior procura, representando 60,9% do investimento online, em um valor de R$ 6,36 bilhões. Em seguida, foi a Internet Social, com 23,9% do total da internet, com um total de R$ 2,5 bilhões. Logo em seguida, tiveram as categorias: Internet video (7,9% – R$ 823 milhões); Internet busca (7,1% – R$ 738 milhões); e Internet Áudio (0,3% – R$ 30,455 milhões). 

Outros meios de publicidade 

O investimento em publicidade nos meios digitais perdeu somente para os investimentos em Televisão, que foi responsável por 42,4% do faturamento total, arrecadando R$11,14 bilhões em 2024. A maior parte veio dos investimentos na Televisão aberta, representando 86,3% da TV, com investimento de R$ 9,61 bilhões. A TV por assinatura representou 13,7% (R$ 1,52 bilhão). A pesquisa também elencou outras formas de investimento em publicidade: 

  • Mídia Exterior: R$3,11 bilhões (11,8%)
  • Rádio: R$ 1,04 bilhão (4%)
  • Jornal: R$ 365 milhões (1,4%)
  • Revista: R$ 101 milhões (0,4%)
  • Cinema: R$ 70.813 milhões (0,3%)

Na pesquisa, foram ouvidas 399 agências de publicidade. Confira aqui a pesquisa na íntegra.