O e-commerce no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, representando um aumento de 4% em relação ao ano anterior, quando a movimentação de compras no comércio eletrônico foi de R$ 187,89 bilhões. Os dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mostram que o e-commerce é um modelo de negócio em ascensão no país. Somente em 2022, o comércio eletrônico digital cresceu 20% em comparação a 2021, que chegou a movimentar R$ 155,7 bilhões.
Entre os produtos mais vendidos, estão os smartphones, com R$ 10,3 bilhões em vendas. Apesar da quantia, o valor representa uma queda de 39% em relação a 2022, quando as vendas de smartphones totalizaram R$ 16,9 bilhões.
Em seguida, os produtos mais procurados são os livros, brochuras e impressos semelhantes, com R$ 6,4 bilhões; televisão, com movimentação de R$ 5,3 bilhões; e venda de refrigeradores e congeladores, com R$ 5,1 bilhões.
Confira o gráfico com os produtos mais vendidos no e-commerce:
A região Sudeste lidera o percentual de vendas on-line por região, representando 73,5% das vendas. Em seguida vem o Sul (15,2%), Nordeste (7%), Centro-Oeste (3%), finalizando com o Norte (1,3%) em último lugar.
No ranking de compras on-line por região, o Sudeste também lidera, com 55,6% das compras. Logo atrás vem o Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-Oeste (8,3%), também finalizando com o Norte (3,3%)
*Com informações do Poder 360