Terra: Artigo destaca as dificuldades de implementação das competências digitais na educação básica

A colunista do Educar, Lia Glaz, do site Terra, publicou o Artigo “Formando cidadãos digitais: o que as crianças devem ser capazes de fazer em um mundo cada vez mais tecnológico”, nesta segunda-feira (26). O texto diz que o uso crescente da tecnologia em nossas vidas torna essencial o desenvolvimento de competências digitais na educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já estabelece diretrizes para o ensino de computação, divididas em três eixos: cultura digital, mundo digital e pensamento computacional.

Porém, segundo a especialista, a implementação dessas normas nas redes de ensino brasileiras tem sido lenta, em parte devido à percepção de que a infraestrutura é mais importante do que o ensino de tecnologia, e à crença de que jovens, como “nativos digitais”, já possuem essas habilidades. No entanto, muitos estudantes não estão adequadamente preparados para usar a tecnologia de forma produtiva e ética.

De acordo com a colunista, a formação de professores também representa um desafio, uma vez que muitos docentes não têm preparo para ensinar essas competências digitais. Avaliar se os alunos estão desenvolvendo essas habilidades é crucial para orientar políticas públicas e acompanhar movimentos globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para ela, o Brasil precisa implementar um modelo de avaliação que considere tanto experiências internacionais quanto as diretrizes nacionais, especialmente com a inclusão da competência digital no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) a partir de 2025.

No texto, Lia Glaz cita que o Projeto de Lei do Novo Plano Nacional de Educação também prevê metas para a educação digital até 2034. Experiências de outros países, como o Chile e algumas nações europeias e africanas, oferecem modelos de avaliação que o Brasil pode adotar.

Leia o artigo completo na coluna Educar, no site Terra.