O Conselho Digital do Brasil garantiu presença no evento “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando eleições”, que ocorreu hoje (8), em Brasília. O evento é uma parceria do Redes Cordiais com o Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio) e em colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Com o objetivo de discutir o uso da inteligência artificial (IA) em contextos eleitorais e seus impactos nos processos democráticos, na integridade da informação e na credibilidade do jornalismo, convidados nacionais e internacionais participaram do debate sobre o tema. Entre os palestrantes, estiveram presentes: Edilene Lôbo, Ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Daniel Silva Boson, Coordenador no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Luke Ortega, Porta-voz Embaixada e Consultados dos Estados Unidos no Brasil; Paulo Rená, Pesquisador do IRIS, entre outros.
O evento foi organizado em dois painéis. O “Painel 1: Regulação da inteligência artificial no Brasil e nos EUA: experiências e desafios” tratou sobre o contexto legislativo no âmbito da Inteligência Artificial no Brasil e nos Estados Unidos. Na oportunidade, foram apresentadas iniciativas legislativas que tentam regulamentar a IA no país, como o Projeto de Lei (PL) 2338/23.
Já o “Painel 2: Uso da inteligência artificial nas eleições: desinformação, oportunidades e limites éticos e legais” discutiu como o jornalismo pode utilizar a IA nas suas funções, e como manejar o uso da inteligência artificial nas eleições, seja para o bom aproveitamento das ferramentas ou para evitar a má utilização durante o período, ou posteriormente.