Lula afirma intenção de proposta de regulação “urgente” para plataformas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira a intenção de implementar uma “regulação urgente” para as grandes empresas de tecnologia. Em entrevista à TV Record, Lula destacou a necessidade de medidas regulatórias rápidas.

Durante a entrevista, a jornalista do R7 do grupo Record perguntou ao presidente: “As big techs que não estão reguladas são as maiores disseminadoras de desinformação e fake news. O governo não deve agir de forma mais firme? Não cabe ao Palácio do Planalto agir com mais firmeza nessa discussão?

Em resposta, Lula afirmou: “Eu sou a favor de que a gente tenha uma regulação. Uma regulação urgente porque essas empresas não pagam imposto no Brasil. Então, eu acho que nós temos que tomar uma decisão“, conforme trecho da entrevista publicado pelo portal R7.

O presidente informou que ainda esta semana se reunirá com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para discutir os próximos passos. Questionado sobre a possibilidade de uma medida provisória, Lula explicou: “Possivelmente esta semana vou ter uma reunião com meu ministro da Justiça para a gente discutir um critério com o Congresso Nacional, se a gente retoma aquele projeto que estava, se a gente vai apresentar uma outra proposta, se o Congresso vai apresentar uma proposta. O dado concreto é que a gente não pode perder de vista a necessidade de fazer regulação.”

Entrevista do presidente Lula ao portal R7.

Lula também destacou a importância de levar a questão para discussões em fóruns internacionais, como as Nações Unidas, o G20, os Brics e o G7, visando uma solução coletiva. “É o mundo que está em risco. É a democracia civilizada, a democracia da convivência democrática e da diversidade que está correndo risco. Esse comportamento dessas empresas está favorecendo, simplesmente, a mentira, a discórdia entre os seres humanos”, afirmou.

Fonte: https://noticias.r7.com/brasilia/video/big-techs-ganham-dinheiro-com-mentiras-e-aberracoes-e-regulacao-e-urgente-diz-lula-16072024/