O Conselho Digital organizou hoje (27) um brunch entre empresas associadas, a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria) e assessores de parlamentares integrantes da Comissão Interna Temporária de Inteligência Artificial (IA) do Senado Federal para tratar da regulamentação da IA no Brasil. O evento ocorreu no jardim do café The Queen’s Place, na Asa Sul de Brasília, e contou com a presença de representantes de senadores e partidos de todas as correntes políticas.
O Conselho Digital tem como objetivo coordenar, estudar e representar o ecossistema dos aplicativos de internet e a diversidade de seus modelos de negócios. Com esse propósito, atuamos por meio de estudos e eventos em favor de políticas públicas e setoriais que fortaleçam uma internet livre, segura e responsável no Brasil e no mundo. O brunch teve como intuito criar um ambiente horizontal, técnico e amigável para discutir uma pauta importante para o país.
Os participantes analisaram conjuntamente o texto regulatório, destacando os avanços feitos e as possíveis alterações a serem concluídas. Entre os presentes estava o presidente do conselho de administração da Abria, Rodrigo Scotti, que ressaltou: “Todo mundo sabe que a gente precisa de regulação. A gente precisa fazer isso certo”.
Os temas discutidos incluíram impacto regulatório, fair usage, disponibilidade de dados em português brasileiro, enquadramento de sistemas de recomendação como sistemas de alto risco e os trade-offs da explicabilidade. Foi mencionado o “efeito Bruxelas”, mas um ponto de convergência entre os participantes foi que a Europa não é o modelo ideal para a regulamentação de IA. Países como Singapura, Estados Unidos, Japão e Israel foram considerados melhores referências. As preocupações apontadas na reunião já haviam sido apresentadas ao próprio relator ao longo dos últimos meses.
Ao final, os convidados expuseram perguntas e sugestões ao texto, visando fomentar ideias para a melhoria do país. O Conselho Digital, preocupado com todo o ecossistema digital, continuará promovendo oportunidades de sucesso como esta, que possibilitou uma discussão especializada, técnica e horizontal sobre um tema essencial ao desenvolvimento do Brasil.