O Poder 360 publicou o artigo “União Europeia regulamenta IA e corre o risco de afastar investimentos“, nesta quarta-feira (31). Assinado por Mario Cesar Carvalho, o texto fala como a UE tem poucas empresas de IA e aposta em uma legislação que pode afastar investimentos locais.
“O bloco tem obsessão por regulamentação, o que tem sempre um lado bom (a proteção dos cidadãos) e um lado ruim (o risco de afastar investidores e pesquisas). Como a Europa é um nanico em pesquisa de IA, o risco de afastar novos negócios é gigante. A União Europeia tem apenas 3% das empresas “unicórnios” de IA do mundo, segundo a Digital Europe, uma organização comercial. A China atrai 5 vezes mais investimentos nessa área e os EUA, 14 vezes, ainda de acordo com a entidade”, disse, o autor.
Ele também criticou a política brasileira de copiar as leis europeias, mesmo que não sejam bem sucedidas, como no caso da legislação de IA.
“A lei é tão complexa e detalhada que sua implementação se dará em fases que começam em maio e se estendem para os próximos 3 anos. É um belo exemplo para o Brasil, que tem a mania de querer fazer tudo de afogadilho“, defendeu.
Confira o artigo completo no site do Poder 360.